Sobre Nós

A AIMGF Zona Norte teve início em 1999, fruto de uma ideia da Dr.ª Conceição Outeirinho, então Coordenadora do Internato de Clínica Geral da Zona Norte, para a criação de uma associação em que Internos e ex-Internos de Clínica Geral tivessem um papel ativo na discussão de problemas relativos à sua formação, saídas profissionais e na resolução de problemas relacionados com o internato. De facto, apesar de existirem na altura pequenas organizações de Internos no seio de outras associações, não respondiam da melhor forma aos interesses e necessidades específicas dos Internos de Clínica Geral.

Esta ideia teve eco na Dr.ª Ângela M. Teixeira e na Dr.ª Clementina Quelhas, que acabaram por integrar a Comissão Instaladora da Associação de Internos e Ex-Internos Complementares de Clínica Geral da Zona Norte (AIECCG|ZN), que divulgou o programa de ação e apelou ao incremento da Associação, através de carta aberta dirigida a todos os Internos e ex-Internos da Zona Norte. Após eleições, em 20 de Outubro de 2000, a recém-criada AIECCG|ZN tomou posse. Apesar de não pertencer aos Órgãos Sociais, o Dr. Fernando Ferreira (USF Santo André de Canidelo) desenhou o logotipo da Associação, que passou a ser utilizado nos documentos oficiais até 2010.

Na altura, a Associação estava sediada na Rua Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia, local onde decorriam as reuniões. O principal objetivo apontado no programa de ação era relativo à maior defesa do Internato, nomeadamente através do alargamento da duração para 48 meses, da uniformização das avaliações dos Estágios Hospitalares e da edição de uma publicação periódica referente às atividades desenvolvidas. Propôs-se também promover a realização de Cursos, Jornadas e Workshops com vista à formação médica contínua.

De facto, desde a sua criação, a Associação sempre deu apoio, nomeadamente financeiro, à Organização do Encontro de Internos de MGF da Zona Norte, algo que a atual Direção mantém. Além desta atividade, em 2002 e 2003, a Associação organizou em parceria com o Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, as 1ªs e 2ªs Jornadas de Neurologia em Medicina Geral e Familiar, onde foram abordados diversos temas de interesse para a nossa especialidade e onde os Internos tiveram oportunidade de participar através da submissão de trabalhos científicos.

Relativamente ao emprego médico dos ex-Internos de MGF, a Associação teve um papel particularmente ativo em Agosto de 2001, aquando da divulgação da distribuição das vagas carenciadas - os Centros de Saúde de Vila Nova de Gaia não tiveram direito à colocação de novos médicos, apesar de no Concelho existirem na altura 50 mil utentes sem Médico de Família. A AIECCG|ZN foi a primeira a denunciar esta situação nos órgãos de comunicação social e numa carta aberta ao Dr. Correia de Campos, na época Ministro da Saúde. No ano seguinte, esta situação foi regularizada. No entanto, como sempre defendeu a Dr.ª Ângela Teixeira, a AIECCG|ZN é uma associação independente e sem qualquer cariz político, pelo que a Associação articula com a Coordenação de Internato de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte (CIMGFZN) nos temas relativos ao Internato.

Em Fevereiro de 2006, tomou posse uma nova “equipa”, que manteve os mesmos objetivos inicialmente definidos e que continuou a apoiar a organização do Encontro. Esta Direção, ainda muito “jovem”, presidida pela Dr.ª Susana Moreira, reuniu-se por considerar fundamental ter um papel ativo na própria formação como Internos de MGF e futuros Médicos de Família, mantendo desde o início uma postura ativa e empreendedora. Foi proposta a alteração do nome da Associação para Associação de Internos de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte (AIMGF Zona Norte), de forma a atualizar a designação da nossa especialidade. Procedeu-se também a uma atualização do visual do nosso logotipo.

As atividades desde então desenvolvidas têm em vista fundamentalmente a formação específica em MGF, através da organização de Workshops e Tertúlias, com significativa adesão por parte dos sócios. No entanto, e como as atividades sociais são também importantes, têm sido organizados jantares e outras atividades promotoras do convívio entre Internos e Orientadores de Formação da Zona Norte. A criação do site da Associação, bem como da revista, são também formas de nos mantermos mais próximos de todos os sócios, facilitando a partilha de informação, que se pretende ser bidirecional.

No futuro, continuaremos a fazer mais e melhor, numa tentativa constante de cumprir cabalmente os objetivos a que os nossos antecessores e nós próprios nos propusemos.

(Adaptado do artigo "História AIMGF" da autoria de Joana Alves)

Direção 2020-2021

Brevemente...

Mais nesta categoria: Estatutos »